O que é o currículo efetivamente realizado?

Você já ouviu seu professor falar para fazer alguma atividade pois ela vale ponto no seu currículo? Se sim, talvez ele nem tenha te explicado, massss... tais atividades extra-classe são ótimas não só para sua vida profissional futura mas também para aqueles que cursam licenciatura ou bacharelado em Biologia e pretendem fazer o registro no CFBIO  (da sua regional)para atuar em projetos e consultorias.

O currículo efetivamente realizado são as matérias que você cursou na graduação, os cursos de extensão que fez, as Pós-Graduações, os estágio não obrigatórios etc.. tudo que você academicamente cursou e pode aproveitar para adquirir atribuições técnicas junto ao CRBIO.


Você já viu algum biólogo recém-formado sair da Graduação sabendo tudo de Geoprocessamento, Gestão ambiental, Licenciamento Ambiental, Botânica, Inventários Florestais etc etc???


Claro que não!!


Porque a Graduação é apenas uma base, então, para você atuar nas diversas áreas que a Biologia oferece é preciso adquirir conhecimentos posteriores. Como?


Por meio de cursos de extensão, Pós-Graduação (Especialização, Aperfeiçoamento, Mestrado ou Doutorado), estágios e outros, conforme recomenda a resolução CFBIO 300.


Fazendo isso você se tornará um profissional habilitado em várias áreas da biologia. Mas tenha foco! Para ser um bom profissional não significa sair por aí fazendo de tudo, desde que você faça o bem tudo bem, mas no geral, precisamos focar naquilo que realmente nos interessa e procurar ser o melhor nessa área. As vezes queremos fazer de tudo para expandir as nossas oportunidades e acabamos não sabendo de nada, adquirindo só papel!!


Entenderam? o currículo efetivamente realizado é o que você vai apresentar ao CRBIO para que ele possa definir em que área da Biologia você atua. Tudo que você for fazendo ao longo do tempo, vai então, apresentando ao CRBIO para que possa ampliar suas atribuições técnicas.


É isso..se tiverem alguma dúvida deixem no comentário. Curta nosso Facebook.



Leia também:

Infográfico da Atuação do Biólogo em Paisagismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário