Quando eu fiz a graduação em Bio (licenciatura) nem sonhava o que isso queria dizer, até tive a oportunidade de cursá-la como optativa, mas por desconhecer essa área não dei a mínima.
Ah se eu tivesse feito antes !! Mas tudo bem.. corri atrás!!
O Geoprocessamento, hoje, é o ramo de pesquisa que mais se desenvolve e, tem sido amplamente utilizado como ferramenta de análise dos fenômenos que se desenvolvem na superfície terrestre. O Geoprocessamento representa um conjunto de técnicas ( e não de programas) capazes de coletar e tratar informações geográficas, que permitam o desenvolvimento constante de novas aplicações.
Podemos utilizar suas aplicações na saúde, meio ambiente, clima, economia, segurança, gestão urbana, agricultura, florestas etc etc. Em tudo que um Biólogo pode atuar podemos usar o Geoprocessamento como ferramenta de análise. Por exemplo: Supomos que você foi contratado para fazer um licenciamento ambiental de um empreendimento na área rural, um laticínio, e você precisa fazer a análise de vizinhança, o que você pode usar do Geo:
- Analisar a climatologia da região e gerar um mapa de precipitação usando técnicas de geoprocessamento como a análise espacial determinística (e.g. vizinhos naturais) ou geoestatística (e.g. Krigagem).
- Com estas mesmas técnicas você pode gerar mapas de índice de seca, temperatura etc.
Isso agrega muito valor ao seu trabalho e, convenhamos, nós seres humanos adoramos mapas coloridos porque somos seres extremamente visuais e, quando eles são bem feitos valorizam o seu serviço e falam por si só.
Mas por que o Geoprocessamento cresce tanto?
Imagine que você tem que fazer essa análise de vizinhança para o seu serviço. Como você faria se tivesse que coletar dados de chuva em uma área de grande extensão no entorno do seu empreendimento a ser licenciado? Com o Geoprocessamento podemos analisar grandes áreas, como um município inteiro, ou a Amazônia inteira através de técnicas acessíveis em um programa de computador chamados de Sistema de Informação Geográfica - SIG( e não software) e imagens de sensoriamento remoto.
Quem pode atuar?
Biólogos que tenham currículo efetivamente realizado e registro no CRBIO para prestação de serviço. Mas para uso acadêmico ou científico não precisa ter registro no CRBIO blz ;)
Ainda tem muito mais.. Nesta sessão "Biólogos em Geoprocessamento" vamos dar exemplos do potencial dessa área para a Biologia, por isso você precisa ficar ligado, curtir a nossa página do Facebook e seguir o nosso blog :)
Mas é o seguinte pessoal, porque você aprendeu a fazer mapas não o torna especialista em Geoprocessamento, não seja superficial, procure aprender e dominar as ferramentas que você está utilizando, porque apertar botão é fácil de aprender o difícil é compreender como você chegou naquele resultado e onde você pode chegar com ele, esse é o diferencial!!
E para terminar deixamos 2 exemplos de mapas para você se inspirar.
Mapa hipsométrico à esquerda e mapa de precipitação à direita.
Se você gostou siga nosso Blog e curta nossa página no Facebook!! Se tiver dúvida comente no post :)
Leia também:
O que é o currículo efetivamente realizado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário